21 fevereiro 2011

Lenda Chinesa sobre a Sorte e o Azar

Um pai mais velho vivia com o seu jovem filho. Esse filho sonhava um dia vir a ter um cavalo. Sabia que a sua família não tinha condições para comprar um, mas o rapaz não perdia a esperança. Um belo dia, passa um circo com muitos cavalos e instala-se na vila. O rapaz ficou fascinado e comentou com o tratador – Um dia ainda vou ter um cavalo! O homem sorriu e perguntou-lhe: -queres ajudar-me? O rapaz ficou com o circo durante o tempo em que este permaneceu nas redondezas. Não se sabe dizer porquê, mas o tratador deixou um cavalo ao rapaz quando o circo se foi. Os vizinhos comentaram com o pai, - que sorte teve o seu filho! O velho impávido, como se aquilo não tivesse importância, disse displicente: - pode ser sorte, pode ser azar.

O rapaz vivia feliz com o seu cavalo, até que um dia o cavalo desaparece. O rapaz fica de rastos, a vizinhança acorre – que azar, ganhaste um cavalo e agora ele foi-se! O velho não tinha a mesma opinião, e mais uma vez acalmou os ânimos e disse: - pode ser sorte ou azar.

Numa manhã, o rapaz vai ao alpendre da casa e vê o seu cavalo acompanhado de uma égua. Não se pode descrever a sua alegria. A vizinhança veio em peso a aclamar: - que sorte, que sorte! O velho não aparentava qualquer excitação. As pessoas não percebiam, mas mais uma vez disse: - pode ser sorte ou azar.

O rapaz passava horas a cavalgar e crescia feliz até que um dia deu um tombo do cavalo e ficou paralítico das pernas. A sombra da fatalidade cobria o rosto dos vizinhos que vieram cabisbaixos a murmurar – que azar, que azar! Mas o velho acabou por repetir a mesma lenga lenga. As pessoas olhavam-no atónitas sem perceber.

Certo dia, instala-se uma guerra no império e todos os jovens daquela vila são convocados para servir o Imperador. Tragicamente, todos morreram em combate e só sobreviveu o rapaz paralítico que ficou a contemplar o seu casal de cavalos com um potro.

O velho sentia-se feliz por ter seu filho consigo. Mas a aldeia correu a afirmar, o seu filho teve muita sorte em não ter ido para a guerra!

A moral da história é que a sorte e o azar podem ser relativos.

Ou se calhar nem existem.

Não será um mito que um feiticeiro inventou para nos iludir?

19 fevereiro 2011

É mesmo isto!

"I seek not to know the answers, but to understand the questions."

in Rockers Hi Fi - DJ Kicks 1997

15 fevereiro 2011

- Para lá da eira há fogo! diz o louco

Mesmo que quisesse, porque quis, que fizesse muita força para o conseguir, porque é o que tenho feito, volta sempre a tua imagem.

Imagem vaga, sem feições, sem sorriso, sem olhos, só a tua presença, como uma sombra. Consegui matar o meu sonho, já não sonho em realiza-lo, mas ficou-me algo de real, uma realidade presente em mim, nas minhas células, na minha energia, que me move, amassa e comove.

Não sei o que isto é. Será loucura? Só pode ser loucura, não encontro outra explicação para viver neste desajuste. Na época da inquisição morreria na fogueira, isso com certeza!
Resta-me deambular de alma vadia, sem lar, sem nada esperar…a não ser a morte, que dizem ser certa.

01 fevereiro 2011

Irodologia

Fiz recentemente uma consulta de Irodologia. Depois de fotografadas ambas as íris foram observadas num computador com uma imagem bastante ampliada.

Entre outras coisas, o terapeuta acabou por me dizer:

- Existem 5 tipos de “personalidades” que estão expressas nas íris, a Gema, diamante bruto, física, lógica, intelectual, detalhistas, pragmática, fúria e agressividade. A Flor, emoção, intuitivas, românticas, acreditam na magia, beleza, sensualidade, suavidade, alegria. O Agitador é uma união harmoniosa entre a Gema e a Flor – inteligência e dinamismo. A Corrente – medicina, serviço social, voluntariado, espírito protector, dedicado à família e ao próximo, união, “curva de rio” (tudo fica lá preso).E por último uma personalidade rara que tem em si todas as anteriores.

É claro que a curiosidade deu sinal e, embora me tivesse identificado com todas elas, perguntei:

- O que sou?

- Tenho uma boa e uma má notícia.

- Diga-me primeiro a má.

- Vou ter que lhe dizer primeiro a boa. Você é o 5º elemento, a sua personalidade engloba todas as que expliquei. E isso é muito especial.

A má notícia é que as pessoas com estas características têm muito mais dificuldades em manter o equilíbrio, não é fácil lidar com uma personalidade tão complexa.  É preciso aprender a lidar com tantos poderes.

Fiquei a olhar para ele…a pensar: Só me faltava esta!