17 julho 2011

Sobre a perfeição

A perfeição é a capacidade de, por momentos, captar, viver o equilíbrio. Se nem a Natureza o consegue na sua plenitude, muito menos o Homem. A perfeição humana nasce da experimentação, da aventura da descoberta, da fé nos nossos poderes, da vontade de dar valor e sentido à vida. É uma combinação de mérito e acaso.

A perfeição não é um estado absoluto e constante, é um conjunto de estados relativos que vão acontecendo com maior ou menor frequência ao longo da existência pessoal.

É venturoso buscar e ser-se obreiro da perfeição, é perigoso ser-se escravo do sonho da perfeição. Os sonhadores são aqueles que mais lhe dão valor, pois aqueles que sabem que não é possível viver em plena perfeição, já não se atormentam se esta nem sempre está presente ou, por outro lado, conseguem captar a perfeição onde muitos não a conseguem ver ou, melhor, têm a destreza de tornar perfeito o que à partida, tinha tudo para ser imperfeito.

Se fôssemos perfeitos não haveria razão para a busca da perfeição. Se tudo fosse perfeito é certo que estaríamos longe de ser os humanos que somos. Seríamos Deuses, talvez… se é que os há, e perfeitos.

Sem comentários: